ELE, O TELEFONE


(por que coisas tão pequenas deixam a gente tão doida?)

Eu não gosto de telefone, nunca gostei. Quer falar comigo? Me mande um e-mail, uma carta registrada, um fax, uma mensagem no celular. Sinto muito, gente. Meu negócio não é falar, é escrever. Acho chato, me aborrece, minha sobrancelha vai lá em cima toda vez que o aparelho toca. Nada pior que ouvir o telefone tremer e aquela voz metálica acusar: you have a message! Meu Deus do Céu, ela ainda fala inglês? Ah, não, não e não. É um absurdo uma coisa tão pequena vir me torturar dentro da minha própria casa. Tenham todos a Santa Paciência!

Eu sou daquelas pessoas que, por fora, parece estar a um passo do futuro. Tudo mentira. Eu odeio gente que liga pra bater papo em horário comercial, acho V3 nome de exterminador e o dia mais feliz da minha vida foi quando meu celular caiu dentro da privada. Mas minha felicidade foi rápida, admito. Em dois dias a operadora me enviou um modelo novo, com minutos grátis para falar com quem quiser! (...) Ah, batam palmas para a modernidade! Agora eu tenho créditos acumulados para falar com o mundo todo, sem pagar nada. (Não é ótimo?). Não, gente, não é. Me mandem uma camisa-de-força, um ótimo terapeuta, florais de Bach com ação intensiva... A verdade é que eu não gosto de falar ao telefone e fico PROFUNDAMENTE irritada quando ele resolve tocar no meio da minha melhor frase. O que acontece? Vocês querem mesmo saber? Acontece isso que vocês estão lendo. ISSO! Perco o rumo, a rima, o prumo, a compostura, fico doida de dar dó.

Estava eu aqui há meia hora atrás, calma como manda o figurino, escrevendo um texto que lentamente tomava vida própria quando – de repente – um trim me tirou da história. O motivo? Nada importante. N-A-D-A. (Porque quando é importante a gente não se abala, afinal a vida é assim). Mas ligar às 14 horas de uma segunda-feira para falar abobrinhas, reclamar da vizinha e fofocar sobre gente que eu nunca vi... Ah, pessoal, realmente não dá! Olha a crise mundial, olha a crise emocional, olha os terremotos no Chile, o quase Tsunami no Hawai... Olha o mundo girando sem parar enquanto você está dependurada no pobre aparelho...

Por isso meu pedido de hoje é estranho, neurótico e vai dar muito pano pra manga: VAMOS DAR UM BASTA NO USO INDISCRIMINADO DO TELEFONE. Me chamem pra tomar um café, me mandem um e-mail, uma carta, um SMS ou uma mensagem telepática... Me mandem o que quiserem, mas por favor: não me liguem. E, se eu não atender, não alternem ligações para o celular e o telefone de casa. Gente, NÃO FAÇAM ISSO! Além de me sentir culpada (é, acreditem: uma chamada não atendida me traz meio dia de culpa), eu vou pular o capítulo, deixar fugir a letrinha, escrever textos bizarros como esse e – ainda – mostrar meu pior lado que, convenhamos, não tem nada de estimulante.

ESTAMOS CONVERSADOS?


 
PS: ESTOU DE TPM. Obrigada pela compreensão.

66 Fala, coração!:

Srta. Schwab disse...

Adorei o texto.
Eu sinto o mesmo. Por mim eu nem teria telefone (nem movel, nem fixo).

Acredite, vc não está sozinha nesse mundo.

;o)

Francimare Araújo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

RI HORRORES!

Tô conhecendo seu trabalho há poucos dias..


Saudações!

Nathalia Cal Franco disse...

Entrava no seu blog há meses atrás, Fê e via 3 ou 4 leitoras online e é com enorme felicidade que hj vejo 47 leitoras online.. PARABENS FE... SUCESSO SEMRPE!

Thay disse...

Sua cara esse texto! haha ... Tenho pavor de telefone também, credo.
Gostar de falar ao telefone eu só gosto bêbada (o que não é um bom sinal...) rsrsrs

kikovilela disse...

o meu fica no mudo... também passo mal de ouví-lo tocar. E pior, eu percebo que ele vai tocar, antes mesmo de fazer qualquer sinal. Sabe aquela interferência no monitor? Então... mesma coisa.

Telefone Looooonge!
ótimo texto!!

ps: ninguém liga pra te dar dinheiro, liga?

Fernanda Mello disse...

Ai, Kiko, ultimamente as pessoas só me ligam cobrando... hahahaha. Tá mole não...

Tatiana Camilo disse...

Fe... eu sei como eh, tambem tenho aversao a telefone e ele tambem eh capaz de me deixar louca.

Acredite voce que hoje as 7am, quando eu ainda tinha mais 10 minutos de sono, meu cel tocou. E eu, sem do e piedade desliguei. Se eu ainda nem tinha dado bom dia pra mim, imagina pros outros... Nao sei quem era, mas se fosse alguem importante me deixaria em paz as 7am de uma segunda feira.

Mas acho que o pior eh quando a sua unica excessao (aquela pessoa que deveria te ligar pra fazer seu coracao sorrir) nao liga!

BeijOs.

B R E N A disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vou mandar pra uma amiga minha que me liga e quer pendurar no telefone.

telefone pra mim é pra resolver assuntos rápidos e não pra ficar de papo. aff

Priscila Rôde disse...

Eu odeio telefone. O meu celular não toca, nem vibra, deu defeito (Graças a Deus) e eu estou enrolando MUITO pra dá um jeito nele. Os toques me irritam, a conversa demora, o dia passa rápido. Vivo com bônus!
Fiquei mega feliz em saber que eu não sou a unica. Eu sou bem paciente e adoro conversar, só não me liguem por que.. fico irreconhecível com ou sem TPM. Hahaha
E essa história de alternar, Céus!
É demais pra mim. kkkk

Não, sério... me caiu como uma luva esse texto.
Beijos Fê.

Anônimo disse...

falou tudo o que eu sinto em relação a este maldito...! detesto (D-E-T-E-S-T-O). prefiro conversar cara a cara. ou ler. aliás, A-M-O seus textos!

Karina Balde disse...

Hhahahaha vc me mata de rir... Qndo fico tonta meu cel vira arma... kkkkkkkkk e acabo com todos os créditos possíveis. kkkkkkk

Eduardo Baldan disse...

Belo post, Fernanda.
Também não sou lá muito a fim de telefone, principalmente celular. O meu caiu na Lagoa da Conceição no ano passado e estou sem até agora. É uma delícia!

Veja uma matéria da Piaui sobre "Os cem selular", talvez incremente mais teu repertório.
http://revistapiaui.com.br/edicao_41/artigo_1248/Os_sem_celular.aspx

ro. sampa disse...

ela está ocupada
tu...tu...tu..
não ligue!

mas mantenha contato,
físico
de preferência ;)

bjos após o sinal

Thalyta disse...

AMEI o post, dei boas gargalhadas durante a leitura e confesso que no final falei com o seu texto atraves da frase: "Ah que LINDA"
Mesmo na TPM consegui transmitir algo agradavel. Tuh é realmente incrível Fernanda!!
Ah, na sexta agora estarei respondendo teu email com o comprovante de deposito em anexo consolidando d uma vez a compra do princesa de rua que estou DOIDONA p ler.
Eitaa, q agora tá até dia 15 c frete gratis.. UHUUU, vi no twitter!! rsrs

Anônimo disse...

Fê! Você é demais! Haha, me identifiquei muito! Também não supooooorto telefone! E faço o possível pra nunca atender!

Você é linda até de tpm, Fêee!
Um beijoooo!

Patrícia Ballare disse...

hauhauhauhuaha... Eh verdade, tb não gosto de cel, só pra msg e para o essencial rsrsrs
Beeejooooo e parabéns

Miss. Tério disse...

Eu detesto Telefone! Menina, traduziu toda a minha indignação qdo o telefone toca e as pessoas me acordam... oh, my god!

Anônimo disse...

Também não gosto de falar no telefone e detesto quando ficam puxando e emendando um papo no outro! argh!

Fernanda, você não está sozinha e olha que eu nem tenho TPM...

Léo disse...

Boa Fernanda. Isso deveria ser uma campanha mundial "use o telefone com consciência e preserve a sanidade do receptor!" rs...

Me sentia numa ilha com esse sentimento, detestar telefone. Agora essa ilha está mais habitada, depois que li os comentários. Acredito que a maior parte das pessoas amam ficar penduradas no telefone. É status, é poder, é liberdade. Pra mim é um saco. Uso para o trabalho 3 celulares e ainda podem me achar em 2 fixos. Imagina a dureza quando as pessoas percebem que um não está atendendo ou ocupado e ficam tentando todos os numeros. É uma verdadeira tortura.

E pior, tem pessoas que acham que temos a obrigação de vivermos grudados com os telefones e sempre devemos estar prontos pra atende-los.. rsrs... são tantas inimizades e gente chateada por não atender aquela chamada sábado 22h ou domingo 16h...kkk

como relataram aí em cima... pra me dar dinheiro ninguém me liga..rsrs.. ainda mais quando nossos numeros são canais de resolução de problemas...kkk

Eu quero ir pra ilha do Lost...kkk e nunca mais ter que atender esse troço... rs.. falando nele, deixa eu atende-lo, pois o dia já começou bem...

trimmm triimmmm

Ana disse...

Oieee

tb tenho verdadeiro ODIO de atender ligações, especialmente quando vc está na metade de alguma coisa importante ou AINDA pior quando vc está dormindo ......

bjsssss

Morgana disse...

Nossa... vc estava mesmo de TPM... mas é assim.. sempre toca q-do não deve. Adorei o texto.

Abraços

Marcelo Mayer disse...

celular hj é mais agradável pra ver a hora

Ligia disse...

hahahaha, nao acrediito que não to sozinha nesse mundo com esse pavor ao telefone! muito bem bolado o texto, adorei!

Deco disse...

Ainda bem que escolhi o caminho certo... Rsrsrsrs

LUZIA disse...

Nossa, adorei o texto.
É uma pena que nos dias de hoje tantas pessoas gastam seu tempo (e dindim) ao telefone e principalmente em celular.

Bjos

LUZIA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caco disse...

Eu também acho que prefiro um e-mai ao telefonema. Tudo tem que ter um clima. Tem hora que é legal uma boa conversa no celular.

fernanda disse...

tb não curto telefone mas, olha que sina: sou jornalista e não passo um dia sem ter que fazer várias ligações - e o que é pior - pra pessoas que nunca vi na vida. o karma da minha profissão. ah, mas vc, até brava é fofa!

fernanda disse...

tb não curto telefone mas, olha que sina: sou jornalista e não passo um dia sem ter que fazer várias ligações - e o que é pior - pra pessoas que nunca vi na vida. o karma da minha profissão. ah, mas vc, até brava é fofa!

Andréa Tostes disse...

Hahahahaha!!!!
Fê, e eu achava que só EU odiava telefone... me sentia a criatura mais esquisita da face da terra... meu celular é fonte de piadas entre meus amigos porque serve pra ouvir música, tirar foto, ver filme, ler, enfim tudo, menos para fazer (ou atender) ligações. Fujo do telefone igual vampiro de água benta!
Obrigada por levantar essa bandeira!!!
VAMOS DAR UM BASTA NO USO INDISCRIMINADO DO TELEFONE!!!!!
Ou como dizemos aqui em Goiás: "dispindura" do telefone, gente!!!!

Anônimo disse...

Hello,
I have developed a new clean web 2.0 wordpress theme.

Has 2 colours silver and blue, has custom header(colour or image).
I am curently working on it, so if you have suggestions let me know.

You can view live demo and download from here www.getbelle.com
If you found bug reports or you have suggestions pm me.
Wish you a happing using.

many thanks to [url=http://www.usainstantpayday.com/]USAInstantPayDay.com[/url] for paying the hosting and developement of the theme

ExtineSnist

Tay disse...

A.d.o.r.e.i
seus textos são ótimos.
O celular realmente tomou conta do mundo,ñ amo,mais não vivo sem..rs
bjs

Fabio Rocha disse...

Me dá seu telefone? :)

Mika Nunnes disse...

Eu adoroo um telefone! =x

Adoro ligar e passar horas falando!

kkkkkkkkkkkkkkk...

Fê, vc é demais!!!!!!!!!!!!!!

Walter Filho disse...

Celular ganhou tantas funções hj em dia q só serve pra uma mesmo: ver a hora! Pelo menos é oq eu mais faço com o meu, sem falar q celular só aumenta minha ansiedade, tb ñ curto muito, odeio quando to covnersando com alguém e a pessoa pega o cel , ou então tem q atender, pior: Quando a campainha toca, detesto campainha d celular. Mas enfim,compreendo toda sua repulsa, uma conversa cara a cara tem sempre mais a oferecer.

Jéssikinha Escremin disse...

Odeio falar ao telefone também. Não tenho paciencia, gosto de falar frente a frente. Ou então prefiro que fiquem em silêncio. ;)

Morgana emanuelly disse...

eu totalmente . adoro teus textos!

Anônimo disse...

It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.

Anônimo disse...

It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.

Cida disse...

Amei!!! Rsrsrsrs
Eu, que nunca fui fã de telefones (sempre achei que telefone é prá se dar um recado urgente e... ponto final). Desde meados do ano passado, ando meio traumatizada, pois recebi um "daqueles telefonemas" que dizem que sequestraram o seu filho (e que até que você descobre que é só um cretino, te ligando de alguma penitenciária (eita Brasil!!!), querendo lucrar algum às suas custas, você já envelheceu 15 anos em 5 segundos, e sem retorno).
Pior, é que nessa hora, a primeira coisa que você faz é ligar para o seu filho, e a única vez na vida que o celular dele devia atender, acusa "fora de área"...
Graças a Deus, no final deu tudo certo, mas não sei como sobrevivi. Como "sequela", até hoje não consigo ouvir o telefone tocando sem que me revirem as vísceras...rsrsrs
Vamos dar um basta aos trotes e ao pessoal que adora fazer terapia pelo telefone.
Pode me enviar o abaixo-assinado que eu vou ser a primeira a assinar.
Um grande abraço

Cid@

Ritinha disse...

kkkkkkkkkkkkkk

Gugu não tem telefone.
Se recusa a ter.
NUNCA teve celular.
Ele é que é feliz.
Rachei!!!
Lov ú!!!

p.s. tb hodêyo telefones, qq um...

Anônimo disse...

Fernandaaaaa mais um texto maravlhoso!!! PARABÉNS!

Posta o texto sobre decepção...adoro aquele texto, lembro q me ajudou muitohá uns bons anos atrás e to precisando de novo hehe

beijãoooooooooo

Karen Luz disse...

Nossa fiquei até com medo Fernanda...joguei o telefone pela janela agora....kkkkk


Beijão

Fernanda disse...

Adorei mesmo Fê! Show!

Camii •εïз• disse...

KKKKKKKKKKKKKK
Fee passa seu tel..prometo enviar somente SMS..kkkk

direitorenata disse...

Nãooooo me liguemmmmmm eu posso estar ocupada! E se eu não estiver eu posso não querer falar, se mesmo se eu quiser avisa antes que ta afim de ligar...
nossa quase um TOC...
Ai falei em TOC tocou isso aqui na minha mesa!!! Deixa tocarrr.... lalalalalalalalalalalalalalalalala

lalalalalalalalalalalalalalalalalala
lalalalalalalalala;;;;;;;;;;


Adooooooro

Buh disse...

Ameiiiiii o texto.

Amo tds os seus textos de qlq jeito, mas esse foi especial pelo simples fato de tmb odiar telefone.

Trabalho o dia todo na frente do computador com o telefone tocando ao lado (não é telemarketing... rsrsrs). Fora a linha exclusiva do chefe que chega a dar um friozinho na barriga qnd toca.

Sabe pra q serve o telefone?
-Oi, fulana!
-Oi!
-E aí, ta afim de sair?
-To! Onde e q horas?
-No lugar tal, hora tal. Ok?
-Ok.
-Bye!

Delícia né?

Uso indiscriminado que nada... VAMOS DAR UM BASTA NO USO (QLQ Q SEJA ELE) DO TELEFONE!

Niara disse...

Ufa! não sou só eu que odeio telefone, com ou sem tpm! haha
Parabéns pelo teu trabalho Fernanda - estou sempre por aqui e fico admirada com a maneira transparente e objetiva que tu expõem tua opinião.
Abraços.

Pri Assunção disse...

Fernanda, seus textos são ricos e diretos, viagens e razões!
Tenho pavor a telefone, o meu vive no silencioso, nunca atendo ninguém. Prefiro encontros, olhos e o calor da outra pessoa. Conversar é maravilhoso quando há trocas, o que não é possível pelo telefone. Pq quando não quero tais trocas, escrevo ou leio.
Não te largo mais, ops... seus textos. Ganhou mais uma admiradora.
Beijos.

SID MAXIMIANO disse...

NOSSA FÊ. CREDO ! KKKKKKKKKKKKKKKKK
EU SOU DAQUELAS APAIXONADAS POR TELEFONE, MENSAGENS NO CELULAR,FOFOCAS COM AS AMIGAS SOBRE TUDO. ME FAZ BEM. É TÃO BOM QUANDO VC ESTÁ PRA BAIXO E UM TRIM SIMPLESMENTE DEIXA CLARO QUE ALGUÉM SE LEMBROU DE VC E QUER DIVIR COM VC ALGUMA COISA. EU AMO!!! BJS

pS:. ME LEMBRO QUE A ALGUM TEMPO ATRAS VC ME DEU O N° DO SEU CELULAR E VC ENTRE ESSE TEMPO TODO ME ATENDEU SÓ 2 VEZES... EXPLICADO ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK BJUS LINDA!

M.F. disse...

Hahahaha meu deus, esse post me deixou TÃO feliz. Todo mundo me chama de estranha por odiaaaaaaar telefone. Mas poxa, odeio. Sinto muito, mas não dá. Prefiro até um pombo correio do que ligar, cruzes, hahaha.

** LÊ ** disse...

*--*
ah... como é bom não me sentir tão solitaria nesta vida!
apoio, apoio!

Cristiane disse...

ADOREI!!
Descreveu, simplesmente, tudo que muitas pessoas sentem...inclusive eu!!Parabens pelo BLOG. Estava a sua procura!Rs E agora, já virei seguidora! Bjs, querida.

Ana Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Cris disse...

Oi Fe, to conhecendo seu trabalho e estou adorando...vc é demais!!!!
Pensei ser a única não gostar de telefones, mais a galera aqui de cima prova que não...rsrs.
Tem dias que chego a desconectar o pluglin do aparelho convencional e meu cel fica fora da área, só pra não sentir exatamente tudo isso que vc descreveu aqui em seu texto, as pessoas me acham louca, mais fazer o q né mesmo??
Parabéns pelo seu trabalho, vc ganhou mais uma nova admiradora dele...Bjus!!!

aluisio martins disse...

"Não telefono para ninguém imaginando o incomodo, não da minha conversa, mas do toque histérico do aparelho e todo o desrespeito que ele tem ao gritar por você sem sequer prepará-lo para tal." (aluisiomartinns)

tb odeio telefone, mas gosto do teu blog rsrsrs
abs

♥ Fê Macedo disse...

Fê ... eu confesso! Amo telefone \o/ Falo muiito nele! Ele é rosa e é minha salvação! Mas é claro, que eu prefiro conversar pessoalmente, mas as vezes isso não é possível! Já cheguei a ficar 2 horas e meia de lero-lero no telefone com uma amiga que tinha viajado, e queria saber todas as novidades, em detalhes! Hahahahahaha :) Também não suporto, quando eu estou estudando e alguém liga, ou pior ... quando ligam errado! Ô derroooooota! Quando ficam querendo falar com minha mãe à todo custo, e ela manda dizer que está ocupada! Como você, ela odeia telefone.
Como sempre, seus textos expressam o que você sente, e sempre você arrasa! Que bom ler o que você escreve, minha ídola! "Quando crescer, eu quero ser (pelo menos um pouquinho que seja) parecida com você!" um beijo.

Mayara Loreto disse...

Ok., ok., não te ligo mais! ;(

(haha.)

DESAGUANDO disse...

Pode acreditar, compartilho cada palavra. DETESTO telefone. E ainda por cima ligar para falar de gente que desconheço a existência é o fim. Fico irritadíssima, ninguém merece. Excelente post.

Anônimo disse...

Tb tenho "telenofobia", prefiro escrever. . .

Adorei o texto!

Folco's Blog disse...

ADOREI o texto, me vi nele...hahahahaha e dei muita risada!!!! Bjos

Francisco Garcia Filho - @fgarcia28 disse...

Fernandinha... quem te vê, seja fã!... Acredita que seu livro "Princesa de rua" caiu do céu? Tô lendo !!! Vc traz recordações, que muitas pessoas não valorizam, nesta jornada da vida!... é FÊ... cada dia que eu clikc'o, em seu blog, fico admirado, pela sua maneira de relizar eM um modo interativo, tudo aquilo que está no contexto urbano diário :)
É por isso que eu passei pra te desejar um Feliz 2012, que vc continue a mesma Fernanda Mello... a FÊ que move o Mundo com seu Blog, que contagia esta magia de poder passar o essêncial de suas escritas! Adóro ler Fernanda Mello! Bjs FÊ... abraço de seu Fã :D Te adóro!!!

Anônimo disse...

Grеаt blog! Do you havе any helpful hints
for aspiring writers? Ι'm planning to start my own website soon but I'm a little lost on everything.
Woulԁ you rеcommеnd starting with a free platform likе Wordpгess оr gο for а
paid οption? There are so many optіons out there that
І'm completely confused .. Any suggestions? Thanks a lot!

my web blog :: Payday Loans
My page ... Payday Loans

Anônimo disse...

sirius software update invalid channel http://buyoem.co.uk/es/category-6/Programas-del-servidor-?page=2 game mode software [url=http://buyoem.co.uk/category-4/Software-Plugins?page=13]computer software richmond va[/url] palm treo midwifery software
[url=http://buyoem.co.uk/fr/category-3/Graphiques-et-Publication]Graphiques et Publication - Download OEM, Software Sale, OEM Software[/url] wild wheel lottery software
[url=http://buyoem.co.uk/es/product-37238/PasswordZilla-1-5][img]http://buyoem.co.uk/image/4.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

Please let me know if you're looking for a author for your site. You have some really great posts and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd absolutely love to
write some material for your blog in exchange for a link back to
mine. Please send me an e-mail if interested. Many thanks!



Feel free to surf to my blog post this article

Anônimo disse...

Hello would you mind letting me know which web host you're using? I've loaded your blog in 3 different browsers and I must say this
blog loads a lot quicker then most. Can you recommend a good web hosting provider at a honest price?
Thank you, I appreciate it!

Look into my web site: www.sellstructured-settlement.com

 

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Anuncie aqui!