...



Depois do sucesso da estreia do Dr Bruno Vargas da Clínica Inovatto no FERNANDICAS, recebemos tantas sugestões de pauta e dúvidas das leitoras, que resolvi criar um post à parte para facilitar a vida de vocês. A Coluna continua saindo toda terça-feira, junto ao Fernandicas, porém num espaço próprio, já que descobri que minhas leitoras (e leitores!) se preocupam bastante com a pele e a estética.

Hoje o Dr Bruno Vargas vai falar sobre ACNE NA IDADE ADULTA e, após o texto, ele responderá as dúvidas enviadas pelos leitores na semana passada. Vamos lá?

ACNE NA IDADE ADULTA


A acne da mulher em idade adulta é conceituada como o quadro acneico presente a partir dos 25 anos. A maioria dos casos refere-se a uma acne persistente (que inicia-se na adolescência e persiste na idade adulta, ou seja, não dá nenhuma trégua!) ou pode ter início tardio (quando há uma melhora após adolescência e reinicia quando tudo parecia bem).

Na verdade, ao avaliar uma mulher com acne após os 25 anos, a primeira coisa a saber é se está tudo bem com os seus hormônios. Sim! Muitas vezes, alterações hormonais levam ao desenvolvimento de acne, além de alopecia (queda de cabelo), seborreia e pelos na face. A síndrome dos ovários policísticos é um exemplo muito comum desse descontrole hormonal. Por isso, é muito importante uma avaliação hormonal além - é claro! - de uma visita ao ginecologista.

Contudo, na maioria dos casos não há uma doença endócrina associada. A causa mais comum está vinculada a uma resposta alterada dos receptores androgênicos cutâneos às mudanças hormonais do ciclo menstrual, ou seja, é como se os hormônios produzidos estimulassem mais a pele a produzir oleosidade e, consequentemente, a acne. As lesões costumam aparecer no período pré-menstrual e são muito frequentes na região do queixo.

Mas não precisam se desesperar! Esse tipo de acne pode ser muito bem controlada, se for tratada com seriedade e disciplina. O uso de filtro solar adequado, além dos produtos de tratamento (ácidos, antibióticos) faz-se necessário como em qualquer caso de acne.

É importante saber que cada paciente deve ser avaliado individualmente e que existem muitas variações no tratamento. Os melhores resultados se dão quando um especialista faz esse acompanhamento e, claro, quando o paciente segue à risca todas as orientações.


DÚVIDAS DOS LEITORES:

1.Dr. Bruno Vargas, minha dúvida é quanto o uso de Adstringente e Demaquilante. Devemos usar os 2 produtos ou apenas o Adstringente resolve? Quando eu vou retirar a maquiagem com demaquilante e depois passo o adstringente sempre sai o resto da maquiagem no algodão, então tenho a sensação que usando apenas o adstringente economizo tempo e limpo melhor a minha pele. No aguardo, Abraços. Edna Rodrigues 

R: Olá Edna! Realmente sempre rola uma dúvida quando estamos diante de tantos produtos. Vamos entender primeiro o que seria um produto adstringente. Os adstringentes complementam a limpeza da pele, retiram resíduos difíceis de sair e que possam ter restado de produtos da etapa de tratamento; possuem também funções comuns aos tônicos, fecham temporariamente os poros e ajudam no controle da oleosidade da pele. Geralmente, o adstringente é usado na etapa após a lavagem do rosto, com o sabonete indicado para o seu tipo de pele.
A dica é sempre primeiro usar o demaquilante (se necessário, caso seja uma maquiagem pesada) e, em seguida, lavar o rosto com o sabonete. Na sequência, você pode aplicar o adstringente e então sua pele estará pronta para receber os produtos de tratamento.


2. Dr. Bruno, boa noite! E o primer, passo antes ou depois do hidratante? Obrigada!


R: O primer é um produto usado como pré maquiagem, sempre usado após o hidratante. A função dele é uniformizar a pele, diminuir a oleosidade, fechar os poros e fixar a maquiagem por mais tempo. Existe primer específico para cada tipo de pele e este pode ser encontrado em serum, creme, balm, com cor e sem cor. Após a aplicação do primer, o ideal é esperar alguns minutos e a pele estará preparada para receber a maquiagem.


3.Dr. Bruno, a dica é ótima, mas eu tenho a pele muito sensível, tudo que uso no rosto me deixa vermelha e logo depois resseca e fica descamando. Nunca consigo usar nada, muito menos 2 produtos como o protetor e o hidratante diariamente. Já fiz teste alérgico mas não deu nada. Como devo proceder? Já vou fazer 30 anos e não posso cuidar da minha pele, isso me deixa preocupada. Aguardo resposta. Obrigada. :)

R: Existe pele muito sensível que realmente não tolera muita coisa. Iniciando pelo filtro solar, o ideal seria o uso de um somente físico (existe no mercado alguns com cosmética excelente e até com cor), uma vez que estes não necessitam reagir com a pele para agir e são muito bem tolerados (não se esqueça que, tratando-se de filtro físico, este deve ser sempre aplicado após o hidratante). Em relação aos hidratantes e cremes de tratamento, existem muitas opções para pele sensível (uma dica seria o uso da água termal que possui efeito calmante e hidratante). O ideal seria um avaliação dermatológica para um correto diagnóstico da sua pele.


4. Dr Bruno, os protetores com base são menos eficientes dos que são apenas protetores?

R: Muito pelo contrário, os filtros solares que possuem cor (base) protegem também contra a luz visível (das lâmpadas, computadores). Na verdade, a cor funciona como uma barreira física adicional, refletindo tanto a radiação ultravioleta A e B,e também os comprimentos de onda da luz visível.


5. Dr Bruno, a água thermal hidrata a pele realmente?

R: A água termal possui muitas funções na dependência da composição da mesma (isso mesmo, existem tipos diferentes de água termal). No geral, a água termal, além de hidratar a pele, tem ação calmante, regeneradora e refrescante. Pode ser usada antes da maquiagem, do filtro solar e até nos cabelos. Irei escrever um post sobre o assunto. Aguarde e obrigado pelo contato.


6. Dr Bruno, apliquei botox e depois de umas semanas fiz uma sessão de radiofrequencia no rosto. Senti que meu botox durou menos. Existe algum procedimento, ou remédio que possa diminuir o efeito do botox? Meu próximo farei com você em BH!


R: Olá! Na verdade, o efeito da toxina botulínica depende da interação do produto e do músculo no qual é aplicado. A duração do efeito é variável individualmente, mas na média oscila entre  3-6 meses. Alguns fatores como a marca da toxina, quantidade do produto aplicada também podem influenciar no resultado. A radiofrequência não interfere no resultado e/ou durabilidade da toxina. Existem cosméticos com efeito lifting no mercado, que podem temporariamente maximizar o efeito da toxina (são chamados de "botox-like"). Aguardo você no consultório. Obrigado.


E você? Possui alguma dúvida ou quer sugerir temas para essa coluna? É só deixar seu comentário,  que iremos respondê-lo na semana que vem.

Muito obrigado pelo carinho,


6 Fala, coração!:

Walkiria Freitas Mavric disse...

Muito obrigada pela resposta, Dr. Bruno! Poderia nos indicar algum produto "Botox-like"? Meu próximo Botox, farei com você, pois já ví em duas amigas e achei perfeito!!

Edna Rodrigues disse...

\o/
Dr. Bruno me respondeu, que fofo!
Vou abusar e tirar mais uma dúvida, afinal, as cápsulas de Colágeno fazem bem? Devemos fazer uso? Faz alguma diferença? Eu assumo que tomo, mas não mudou a minha vida (mas também não vou parar). Rs rs
Abraços,
Edna Rodrigues

Anônimo disse...

It's really a great and usefhl piece of info. I'm glad that
yyou just shared tis useful info with us. Please stay us informed like this.
Thank you for sharing.

Also visit my site trials frontier hack download

Anônimo disse...

This is a topic which is close to my heart... Best wishes!
Where are your contact details though?

Also visit my blog ... xocai anti aging capsules

Anônimo disse...

It's an remarkable post in support of all the internet viewers; they will obtain advantage
from it I am sure.

Here is my homepage: toronto Cable

yanmaneee disse...

off white clothing
off white shoes
kate spade handbags
yeezy 500
timberland outlet
nike air max 2018
vapormax
supreme
adidas ultra
golden goose

 

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Anuncie aqui!