...



Afinal, para que serve a água termal?

Hoje vou falar de um item que virou febre entre os mais antenados no quesito cuidados com a pele: a água termal! Muito mais que uma frescura, a água termal possui indicações em várias doenças da pele e virou a “queridinha” dos dermatologistas.

Mas, afinal, o que essa água possui de diferente das outras? Bom, para ser termal, a água deve ser pura, subterrânea e enriquecida pelos minerais contidos nas rochas. Ela contém sais provenientes do solo, sendo rica em selênio, zinco, magnésio, silício, dentre outros. As propriedades variam de acordo com a região e o tipo de rocha pela qual a água passou.
A água termal é um importante coadjuvante em tratamentos estéticos, tendo ação calmante, anti-inflamatória, suavizante, antioxidante, cicatrizante, hidratante, além de renovar as células, devido ao gás sulfídrico. A água termal pode substituir o hidratante em pacientes com pele oleosa, uma vez que hidrata sem aumentar a oleosidade.
Por ter propriedades terapêuticas e conter nutrientes e oligoelementos, seu efeito geralmente é imediato, podendo ser usada em pacientes com rosácea, eczemas, psoríase, queimaduras e também naqueles que não toleram o uso de quase nada, ou seja, pacientes com pele extremamente sensível.
O produto, além de ser encontrado em spray, também pode estar nas composição de alguns cremes hidratantes faciais e corporais. Existem no mercado diferentes marcas e somente seu médico poderá indicar a melhor água termal para seu tipo de pele.

Dicas de uso:
- Borrife pela manhã, ao acordar, e deixe-a secar naturalmente. A melhor forma é após a limpeza da pele e antes do filtro solar e da maquiagem.

- À noite, borrife novamente, após limpar a pele e antes de aplicar outro hidratante ou produto de tratamento.

- Aplicar nos cabelos ainda úmidos, após o banho, ajuda na hidratação principalmente quando a raiz é oleosa e as pontas são secas.

- Borrife um pouco de água termal resfriada em um algodão, repouse sobre os olhos e deixe por aproximadamente 10 minutos. A temperatura fria promove uma constrição dos vasos, melhorando o aspecto das olheiras.

- Em voos , devido às longas horas de exposição ao ar-condicionado, uma dica é borrifar a água termal a cada 2 horas na face, para evitar o ressecamento da pele.

- No verão, deixe o frasco na geladeira para conferir ainda mais refrescância ao aplicar.

- Na praia, borrife após ou durante a exposição solar.



DÚVIDA DAS LEITORAS:


- Muito obrigada pela resposta, Dr. Bruno! Poderia nos indicar algum produto "Botox-like"? Meu próximo Botox, farei com você, pois já vi em duas amigas e achei perfeito!


R: Obrigado pela elogio e confiança! Alguns produtos potencializam o efeito da toxina na medida que possuem, em suas formulações, tensores que conferem firmeza e tônus à pele. O efeito é imediato. Podem ser usados na região dos olhos e em qualquer região da face, inclusive pescoço. Uma boa dica é usá-los antes da maquiagem. Um que gosto muito é o Hidracid Lift do laboratório SVR.


- Dr. Bruno me respondeu, que fofo! Vou abusar e tirar mais uma dúvida, afinal, as cápsulas de Colágeno fazem bem? Devemos fazer uso? Faz alguma diferença? Eu assumo que tomo, mas não mudou a minha vida (mas também não vou parar). Rs. Abraços, Edna Rodrigues.

R: Olá Edna, aproveitando o gancho da sua pergunta irei escrever o próximo post sobre os nutricêuticos (que são esses inúmeros medicamentos orais tais como vitaminas, colágeno), que prometem maravilhas quando o assunto é pele, cabelos e unhas. Especificamente sobre o colágeno, não existe nenhum estudo científico mostrando que a ingestão do mesmo promova seu aumento na pele. Na próxima semana irei responder com mais detalhes a sua dúvida. Aguarde!

E você? Possui alguma dúvida ou quer sugerir temas para essa coluna? É só deixar seu comentário,  que iremos respondê-lo na semana que vem.

Muito obrigado pelo carinho,

Dr Bruno Vargas

ps: Curtam minha página no facebook e curtam também a página da Inovatto.






4 Fala, coração!:

Walkiria Freitas Mavric disse...

Obrigada, Dr. Bruno! Vou procurar este produto para usar! Estou ansiosa pelas dicas da semana que vem!

Ludmilla Pedroso disse...

Olá, Dr. Bruno!
Gostaria de saber se a Água Termal pode ficar no banheiro, ou se tem algum problema! Obrigada.

Ludmilla Pedroso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edna Cavalcante disse...

Dr Bruno, uma sugestão boa é escrever sobre o Rouacutan.
Tomei quando tinha 22 anos, mas não terminei o tratamento.
Agora com 27 estou tomando de novo. Ele não apenas melhorou
minhas espinhas, como melhorou caspa, oleosidade do cabelo,
foliculite. Várias pessoas ainda me procuram para saber mais
sobre o remédio.

Já a minha pergunta dessa semana é: Tenho os cílios muito compridos
porém não são volumoso e muito menos curvados. Já fiz permanente
nos cílios algumas vezes, mas já ouvi alguns comentários que não se deve fazer esse tipo de procedimento. É verdade? Já vi dermatologistas fazendo outro procedimento, mas não sei o nome. Vc pode me esclarecer melhor?

Grata.
Edna Rodrigues

 

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Anuncie aqui!