....





Flacidez facial: como lidar?

Pesquisas mostram que há 2 tipos diferentes de envelhecimento. Aquele causado pelos genes e pela passagem dos anos, chamado de interno ou cronológico, e o causado pelos hábitos, como exposição aos raios ultravioleta (sol) e fumo, chamado de externo. O processo do envelhecimento leva a alterações tanto da superfície da pele (rugas, textura), quanto das camadas mais internas.

A flacidez facial faz parte desse processo de envelhecimento e acontece pela alteração e diminuição das estruturas profundas, trazendo um reflexo à superfície. Na derme (camada profunda da pele), há uma diminuição das fibras colágenas e fibras elásticas; logo abaixo da pele ocorre a diminuição/redistribuição de gordura, além da redução do tônus muscular.

No processo de envelhecimento, a mudança na estrutura facial faz com que os contornos e o volume sejam perdidos, invertendo o chamado triângulo da juventude, que tem seu ápice voltado para baixo. Com isso há uma perda do contorno da mandíbula e uma redundância de pele e gordura no pescoço (papada). A região malar (bochechas) diminui o volume, e o sulco nasogeniano (bigode chinês) acentua-se.

 
Pra recuperar o aspecto jovial, é necessário restaurar o volume perdido e corrigir áreas de sombra que aparecem nas regiões que se tornam côncavas com o envelhecimento. O uso de preenchedores (ácido hialurônico; hidroxiapatita de cálcio –Radiesse®) repõe os volumes perdidos e a toxina botulínica (Botox®) relaxa a musculatura, contribuindo com o processo. Existem também tecnologias muito eficazes no tratamento da flacidez facial. O ULTHERA® , um novo tipo de procedimento não-invasivo e não-cirúrgico, usa o ultrassom microfocado para contração muscular, produção de colágeno novo e reposicionamento de tecido, sustentando, tonificando e melhorando a flacidez da pele:  http://www.inovatto.com/laser-e-tecnologias/tratamento-ulthera/.

Outra tecnologia usada no tratamento da flacidez facial é o FREEZE®, que usa a radiofrequência multipolar, associada a pulsos magnéticos para o estímulo de colágeno novo: http://www.inovatto.com/tecnologias/venus-freeze/.

O tratamento da flacidez facial é difícil e requer um profissional treinado e experiente na área. Mas a prevenção é ainda a melhor forma de retardar os sinais do envelhecimento.


E você? Possui alguma dúvida ou quer sugerir temas para essa coluna? É só deixar seu comentário,  que iremos respondê-lo na semana que vem.

Muito obrigado pelo carinho,

Dr Bruno Vargas

ps: Curtam minha página no facebook e curtam também a página da Inovatto.


0 Fala, coração!:

 

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Anuncie aqui!