...



MITOS E VERDADES SOBRE OS CABELOS

Hoje vamos desvendar os mitos e verdade sobre os cabelos.  Preparados?

1º) Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?

Mito! Lavar os cabelos diariamente apenas remove os fios que já caíram, ou seja, aqueles que finalizaram seu ciclo. A queda, na verdade, está muito mais relacionada a fatores internos (que ocorrem no bulbo capilar) do que aos fatores externos.

2º) Caspa é sinal de sujeira?

A caspa é o nome popular que se dá para a dermatite seborreica. O couro cabeludo, assim como o rosto, são locais do corpo com um grande número de glândulas sebáceas e que, em última análise, produzem o sebo que leva à oleosidade. O excesso de óleo nessa região causa uma dermatite, levando à descamação, coceira e ao aspecto de “sujeira” relatado pelos pacientes.

3º) Seborreia e caspa não tem cura?


A dermatite seborreica (caspa) tem controle, sim. Pessoas com tendência ao quadro devem ter um cuidado específico com os cabelos, o que inclui o uso de xampus com ativos que controlam a oleosidade, além de uma frequência maior de lavagens semanais.

4º) Usar secador e chapinha aumenta a queda?

Mito! A queda de cabelo está relacionada aos problemas no couro cabeludo e não nos fios. O uso diário de secador e chapinha pode provocar a quebra do fio, devido à alta temperatura, o que danifica as proteínas capilares, tornando os fios frágeis e quebradiços. Como estes aparelhos aquecem os cabelos, se não forem utilizados corretamente e/ou não for aplicado um protetor térmico, podem, sim, danificar a haste do fio. O ideal é utilizar o secador com baixa temperatura e não aproximá-lo demais dos cabelos para não danificar o couro cabeludo.

5º) O uso frequente de tintura e demais processos químicos podem estragar os cabelos?

Verdade! A maioria das tinturas contém substâncias químicas, como o amoníaco, que podem danificar a estrutura capilar, o que leva a quebra do fio.



6º) Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?

Mito!

7) É normal os cabelos caírem após o parto?

Verdade! Esse quadro é chamado de "eflúvio pós parto" e atinge a maioria das mulheres. Geralmente, inicia-se a partir do terceiro mês após o parto e pode perdurar até por volta dos 12 meses. A queda ocorre basicamente devido a fatores hormonais. Mas, muita calma! Todos os fios perdidos são repostos uma vez que trata-se de um processo natural e fisiológico.

8º) Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?

Mito! Geralmente as pontas dos fios estão danificadas pelo uso de química (tinturas, alisamentos) e pelo dano térmico (pranchas de alisamento, secadores). O ato de cortar a pontas influencia na leveza e no caimento final dos cabelos, mas não na velocidade do crescimento, que obedece uma ritmo individual determinado geneticamente.

9º) Os cabelos cortados durante a época da lua cheia e crescente crescem mais?

Mito!

10º) Calvície tem tratamento?

A palavra calvície é uma forma de alopecia (termo técnico para queda de cabelo) caracterizada por uma gradual e progressiva perda de cabelos devido a fatores hereditários, ou seja, genéticos. O tipo mais comum de calvície é a masculina (alopecia adrogenética masculina), mas muitas mulheres também apresentam esse quadro (alopecia androgenética feminina). Vale lembrar que existem muitas diferenças entre a calvície em homens e mulheres e que existe tratamento. O ideal é uma avaliação, ainda na adolescência, para instituição da terapêutica o quanto antes.

11º) Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer 2 no lugar?

Mito! Os fios brancos significam a desaceleração do crescimento capilar, e seu aparecimento é determinado geneticamente. É um processo gradativo e o fato de arrancá-los não possui qualquer relação com o processo.

12º) Água quente prejudica os cabelos?

A água quente acelera os danos à cutícula do fio, além de estimular o couro cabeludo a aumentar a produção de sebo, o que pode levar à dermatite seborreica e, consequentemente, a um aumento da queda. O ideal é usar de água fria à morna.


DÚVIDA DOS LEITORES

Olá, Doutor!
Tenho 19 anos e sou muito neurótica com as minhas ruguinhas, especialmente os pés de galinha.
Já faço uso de cremes firmadores para a região dos olhos e face mas queria saber sobre a efetividade deles, a partir de que idade eles realmente têm efeito? Obrigada! http://www.blogcoisaetal.blogspot.com


Olá! Devemos ter cuidados diários específicos com a área dos olhos por se tratar de uma região exposta a radiação ultravioleta e também ao espectro de luz visível (lâmpadas, computadores). Primeiramente, os filtros solares DEVEM ser aplicados nessa região na mesma frequência que no resto do rosto, ou seja , a cada 3 horas. O uso de creme anti rugas para região dos olhos é um fator aliado adicional na prevenção e tratamento do envelhecimento. A indústria farmacêutica cosmética evolui muito e existem ativos específicos para cada idade. A aplicação da toxina botulínica nessa região apresenta resultados muito satisfatórios e não há uma idade mínima para o início.

E você? Possui alguma dúvida ou quer sugerir temas para essa coluna? É só deixar seu comentário,  que iremos respondê-lo na semana que vem.

Muito obrigado pelo carinho,

Dr Bruno Vargas

ps: Curtam minha página no facebook e curtam também a página da Inovatto.

2 Fala, coração!:

 

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Anuncie aqui!