É preciso saber desligar

Esqueça o trânsito caótico, a urucubaca política, a lista de compras para o natal, o tal balancete no final do ano. Deixe de lado a cobrança interna, a  dívida externa, a tão eterna dúvida. Viver é assim.  Não há como negar. Para ficar ligado é preciso saber desligar. Fácil? Nem tanto.  Descobrir qual é o seu tempo é tarefa nobre: exige um grande conhecimento sobre si mesmo. Portanto, esqueça o relógio. Seu tempo está dentro de você.  Chega de viver com a ansiedade no colo e o celular na mão. Não deixe a agenda ocupar - sem querer - o lugar do coração. Respeite sua hora. Desacelere. TURN OFF. Mais do que correr, é preciso saber parar. Não adianta viver no piloto-automático e deixar de sorrir. Nem tirar folga e levar uma enorme culpa dentro da mala. O mundo lá fora exige produtividade e imediatismo. Aqui dentro, corpo e alma pedem menos, muito menos. Como fazer, então, para conciliar tempos tão diferentes? A resposta não está em livros. Mas dentro de cada um. Quer tentar? Respire fundo. Desencane. Perca seu tempo com você!
É uma responsabilidade enorme desconectar-se, eu sei. Mas vida ao vivo é pra quem tem coragem. Coragem de arriscar. Cuidado em saber a hora certa de parar. Difícil? Pode ser. É um exercício diário que exige confiança e um amor incondicional por tudo o que somos e acreditamos. Uma aceitação suave dos próprios defeitos, um rir de si mesmo, um desaprender contínuo, um aprender sem fim sobre o que queremos da vida. Não importa se tudo parecer errado e o mundo virar a cara para você. Esqueça. Se esqueça. Hora de se perdoar. RENASÇA. Eu sei pouca coisa da vida, mas uma frase eu sigo à risca: é preciso respeitar o próprio tempo. E eu respeito! Acredito no que diz o silêncio na hora em que a mente cala. E meu silêncio - que não é mudo e também escreve -  dita com voz desafiante: confie em si mesma. Quebre a rigidez. Ouse. Brinque. Viva o final de ano com mais leveza. E - por favor - desligue-se. Só assim você vai transformar vida em letra e letra em vida. E ter coragem e fôlego pra ser VOCÊ, no momento em que o mundo te atropelar sem licença e disser: CHEGOU A HORA!





 - Para ler: 

“A Descoberta do mundo”, da querida Clarice Lispector. Me identifico tanto, parece que ela escreve para mim. Olhem isso: “Outro prazer que é normal é quando escrevo o que se chama de inspirada. O pequeno êxtase da palavra fluir junto do pensamento e do sentimento: nessa hora, como é BOM ser uma pessoa!”.
"Scar Tissue - A vida alucinada do vocalista dos Red Hot Chili Peppers”. Para mim, uma das melhores autobiografias já escritas, principalmente dos malucos do rock. No livro, kiedis não esconde nada de sua jornada, que nem sempre é tão glamourosa quanto a imprensa musical vende. Para quem gosta, vale a pena ler!


- Para ouvir no último volume:

“Wasting Ligth”, último CD do Foo Figthers e “Horses”, da Patti Smith, que ganhei de presente outro dia. PERFEITOS!


- Para assistir:

Quem me segue no twitter (ou convive comigo no mundo real), sabe que eu amo os filmes do Woody Allen. Esse ano, eu assisti “Tudo pode dar certo”, “Você vai conhecer o homem dos seus sonhos” e “Meia-Noite em Paris”. Recomendo todos os três, principalmente a comédia “Tudo pode dar certo”. Além de rir alto no cinema, a gente termina de assistir ao filme com aquela esperança boa de que as coisas podem (e vão!) melhorar. Delícia!


- Para a saúde:

Hoje em dia, todo mundo sabe dos poderes da linhaça em pó. Por isso, resolvi testar esse molho, para ver se minha salada do dia a dia ficava mais atraente! APROVADÍSSIMO! O modo de preparo é super fácil e fica uma delícia! Vamos lá? Ingredientes: 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça marrom trituradas - Linape Nutricêutica, 2 dentes de alho amassados (5g), suco de 1 limão (30ml), 1 tomate sem pele e sem sementes (90g), ½ xícara (chá) de água (100ml), sal a gosto. Para preparar, é só bater os ingredientes em um processador e usar como tempero de salada verde. Rendimento: 12 colheres de sopa, com 10 calorias cada. :)


 - Fútil, mas útil:

Vocês conhecem o Bepantol, aquela pomada para assadura de criança? Pois bem. Ela contém vitamina B6 e é ótima para recuperar e hidratar lábios rachados, cutículas ressecadas e até amenizar olheiras. Para ver receitinhas (tem até para os cabelos!), só acessar: http://belezaesaude.dae.com.br/bepantol/


- Para anotar na agenda:

Goldberg, novo espetáculo do Ballet Jovem Palácio das Artes, será apresentado nos dias 12 e 13 de novembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Tíndaro Silvano assina a criação e a concepção da coreografia, que foi inspirada nas Variações Goldberg feitas a partir das composições de Bach. Para saber mais, acesse: http://fcs.mg.gov.br/agenda/2311,ballet-jovem-palacio-das-artes.aspx 


- Para anotar no caderninho: 
“Eu disse a uma amiga: 
- A vida sempre superexigiu de mim.
Ela disse:
- Mas lembre-se de que você também superexige da vida. SIM”.

(Clarice Lispector, no livro “A descoberta do mundo”).


Um ótimo final de semana, turma!



21 Fala, coração!:

 

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Anuncie aqui!