AMORES TÓXICOS: SINAIS DE ABUSO MENTAL

Tão importante quanto conhecer o perfil do abusador é enxergar os sinais que apontam: você está sendo vítima de gaslight,traduzindo, violência psicológica.

É cultural dar importância apenas a violência física, cada vez mais nas sociedades existe uma valorização apenas da saúde do corpo que, inegavelmente, é fundamental para qualidade de vida. Tudo que é físico é visível, a beleza física é visível, a violência também é.

 Mas tão importante quanto cuidar do corpo é cuidar da nossa mola propulsora, nossa mente, nosso psiquismo, cuidar da nossa saúde mental. O problema é que tudo que é mental, não é concreto, não é palpável, e é também subjetivo. A saúde mental não é valorizada e a violência psíquica é invisível para a grande maioria das pessoas. Precisamos compreender e divulgar que violência não é só física, a violência emocional existe, também fere e pode até matar dependendo do estado mental que causar a vítima, além de acontecer em maior número e, mais perto do que imaginamos.
No começo e na grande maioria das vezes o gaslight não é percebido porque acontece de forma gradual. Tudo parece normal, e a sensação que se tem é a de que as ações do parceiro abusador são fruto de cuidado e preocupação. Essas ações se transformam em um padrão abusivo contínuo que com o tempo deixam a vítima confusa, ansiosa e isolada do mundo. Para superar é preciso antes de tudo reconhecer os sinais de que você está em uma relação destrutiva e controladora, para que providências sejam tomadas assim como a retomada da confiança em si.

Sinais de que você esta sendo vítima de abuso psicológico:

-Você passa a desacreditar em si e acha que está sempre errada.
-Você perdeu sua força.
-Você sente que precisa de permissão para sair sozinha, perdeu a sua individualidade.
- Você se sente maluca, fora da realidade, muito diferente das outras pessoas.
- Você não entende porque, mesmo tendo uma vida tão legal não consegue ficar feliz.
- Você se considera sensível demais e se pergunta várias vezes ao dia se não esta exagerando quando se sente desprezada ou humilhada.
- Você justifica o comportamento do parceiro aos amigos e família com desculpas que nem você mesma, lá no fundo, acredita.
- Você se sente falsamente protegida, já que o sentimento verdadeiro é de solidão.
- Você se sente culpada por qualquer coisa que aconteça no relacionamento, pedindo a toda hora desculpas ao parceiro.
- Você começa a se isolar para evitar mentir ou dar desculpas a respeito dos fatos.
Mas muitas vezes mentir é inevitável para que não te julguem ou te coloquem para baixo.
- Você sente desesperança e desânimo mais que o normal, mas não sabe exatamente por que.
- Você sente dificuldade para tomar decisões que normalmente seriam fáceis de serem tomadas.
- Você sente que seus sonhos e conquistas não têm valor.
- E por fim, você não se considera boa o suficiente para o parceiro, temendo perdê-lo a qualquer momento.
Resumindo, o parceiro abusivo acaba com a auto-estima da vítima e tira da mesma o desejo de viver por qualquer outra coisa que não seja ele mesmo, o abusador, e o relacionamento.Se você já percebeu algum desses sinais no começo da relação não se sinta atraída a ver para crer. O abusador tem muita experiência em envolver a vítima. Ele vai estudar e descobrir o que você precisa e quais são os seus desejos e fraquezas, para que depois tudo seja usado como uma forma de te controlar. Em um dado momento fica quase impossível sair desse envolvimento, quando é configurada e solidificada uma relação de interdependência. Mas é possível se libertar. Na maioria das vezes e principalmente quando se pede ajuda e desde que, você não se engane e tenha coragem de enfrentar o medo de “perder” e ficar “sozinha”, se dando a chance de reconstruir o seu “eu” e então “ganhar” sua vida de volta e, gradualmente a SUA felicidade.





AMORES TÓXICOS é escrito pela psicóloga, psicanalista clínica, gestora de pessoas e especialista em projetos para terceiro setor +Renata Lommez, que me ajudou em todo o livro O AMOR NA TPM. (E me ajuda pela vida afora).









ps. Sigam nosso instagram  @issonaoehamor.


Aproveitando... Quem tiver a fim, só chegar! SÁBADO, DIA 21.





2 Fala, coração!:

engaztop2 disse...



شركة تنظيف بالقطيف
شركة تنظيف سجاد بالقطيف
شركة تنظيف شقق بالفطيف
شركة تنظيف فلل بالقطيف
شركة تنظيف مجالس بالقطيف



شركة تنظيف منازل بالقطيف
شركة كشف تسربات المياه بالقطيف
شركة رش دفان بالدمام
شركة طيوب لتسليك المجاري بالدمام والخبر
شركة رش مبيدات بالدمام

rolex imitazioni disse...

Ciascuno dei nuovi modelli ispirati imitazioni rolex agli alpinisti condivide la stessa compatta, sportiva cassa da 39,5 mm in acciaio inossidabile con 200 metri di resistenza all'acqua e la seconda corona rolex falsi firmata dell'Alpinista alle 4 per regolare la cornice della bussola interna. Poiché Seiko ha iniziato a Rolex replica spostare l'upgrade della linea Prospex, queste custodie includono alcune nuove straordinarie funzionalità tra cui un fondello del display e replica orologi un vetro zaffiro con una lente d'ingrandimento con ciclope.

Al centro di questi quattro nuovi rolex falsi modelli c'è il movimento automatico 6R35 di Seiko, l'ultimo imitazioni rolex aggiornamento della serie 6R. Questo nuovo propulsore aggiunge una riserva di carica di 70 replica orologi rolex siti sicuri ore a fianco di hacking, carica manuale e un ritmo di 28.800 bph.

Orologi replica di fascia alta, eleganti e di fascia alta, che vale la pena acquistare.www.replicheorologio.it

 

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Anuncie aqui!