Fernandicas - Beleza e Saúde



O FATOR EMOCIONAL E O MELASMA


Pesquisadores que estudaram a fundo para conhecer o melasma ainda lutam contra as dificuldades ligadas a fatores emocionais e psicológicos que essa condição na pele pode causar. Pacientes reclamam que apenas quem sofre de melasma consegue entender o impacto que a doença causa no bem-estar.

Especialmente para quem vive em um país tropical como o Brasil, o primeiro impacto é significativo: todos que sofrem de melasma têm que redobrar a atenção ao se expor ao sol, que tem efeitos agravantes nas manchas. As luzes artificiais também afetam o problema, mas em menor proporção. O fato é que, quem tem melasma deve evitar tomar sol quase que totalmente, o que incomoda quando você viaja com a família para a praia, por exemplo.

Algumas pessoas, ao invés de se proteger com filtro solar, bonés e outros, acabam se isolando para não se expor ao sol e piorar a situação. Há quem deixe de fazer exercícios durante o dia, ou mesmo se recuse a fazer longas viagens de carro antes do pôr do sol por medo das radiações solares.

Há ainda uma série de implicações sociais. Segundo uma publicação no Journal of Dermatological Treatment, pesquisadores identificaram que pacientes com melasma sentiam emoções negativas sobre a própria condição, mas não as compartilhavam com ninguém, sofrendo calados. Alguns responderam que se sentiam embaraçados e até desfigurados. Outros afirmaram que, durante um diálogo, sentiam os olhos do interlocutor focados nas manchas.

Houve ainda quem confessasse evitar pessoas e situações em que a pele poderia ficar exposta. Por fim, quase 100% dos entrevistados alegou que a vida seria melhor sem o melasma.

Referência: Pawaskar, M., Parikh, P., Markowski, T., McMichael, A., Feldman , S., Balkrishnan R. (2007). Melasma and its impact on health-related quality of life in Hispanic women. Journal of Dermatological Treatment. 2007;18(1):5-9.



Para saber mais sobre melasma, acesse PORTAL DO MELASMA e cadastre-se.

Sobre o o doutor: +Dr. Bruno Vargas  é  Sócio Diretor da Inovatto, dedica seu tempo exclusivamente no exercício da dermatologia com excelência, concentrando a sua atuação nas áreas de Cirurgia Dermatológica e Laser em Dermatologia.


Penteado da semana:
Vídeo com a Vic mostrando como é fácil fazer um penteado torcidinho! Eu fiz e deu super certo!





Cromoterapia:
Uma cor para cada dia da semana, para deixar sua rotina mais leve e proveitosa: http://www.personare.com.br/uma-cor-para-cada-dia-da-semana-m2509



O que comer pré e pós treino?

Essa é uma dúvida que muita gente tem: afinal, o que devemos comer antes e depois da academia?
Especialistas dão suas dicas: http://ego.globo.com/beleza/noticia/2014/10/aprenda-como-turbinar-malhacao-e-acerte-nos-lanches-pre-e-pos-treino.html




Sete técnicas de como melhorar o fôlego na corrida:
Achei muito interessante porque estou nessa de correr: http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/14764-sete-tecnicas-para-melhorar-o-folego-no-treino-de-corrida




Uso e recomendo
Ganhei do meu derma @drbrunovargas uma amostra do PROFUSE Hidradeep Hidratante Labial. Sou viciada em lipbalms e afins e amei esse! Tem filtro solar 30, é resistente à água e super hidratante! Recomendo!



Para LOJAS E MARCAS que quiserem participar do USO E RECOMENDO, só enviar email para comercial.fernandamello@gmail.com. Detalhe: não falamos bem de produtos ruins, ok? 
Terça que vem tem mais, com posts dos nossos experts. Esperamos vocês com novidades!

ps: amanhã tem PASSE LIVRE, com o querido cronista Gabriel dos Anjos! Aguardem!


0 Fala, coração!:

 

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Anuncie aqui!