MAIS GENTILEZA, POR FAVOR!

Outro dia – numa roda de amigos – surgiu um assunto que me fez pensar: já repararam que nesses tempos modernos, deixamos a gentileza de lado e nos desculpamos pelos maus modos, colocando a culpa no estresse? Pode ser uma resposta atravessada por conta do trânsito caótico. Pode ser o prazo curto. A falta de dinheiro. A falta de tempo. A falta de saúde. A falta de graça na vida. Os motivos são muitos e não param. Mas será que – em nome das nossas “faltas” – temos o direito de sermos MENOS humanos? Onde foi parar a delicadeza, a gentileza, a educação e o respeito? Onde foi parar o que nós SOMOS?
Desculpe-me, mas é difícil responder. Estamos tão individualistas que mal percebemos o outro. Eu, pessoalmente, acho uma falta de inteligência privilegiar apenas o SABER e não valorizar quem tem uma visão generosa do mundo. Para mim, a combinação dos dois – conhecimento e sensibilidade – são um prato cheio para vivermos melhor. E crescermos tanto pessoal, quanto profissionalmente.
Infelizmente, não é isso que vemos por aí. O respeito parece ter saído de moda. Gentileza, então, virou gíria das nossas avós. Nada de “bom dia”, “boa tarde”, nem um olhar que te perceba como indivíduo.
Importante esclarecer: não gosto de generalizar. Conheço pessoas que – no meio do salve-se quem puder! – continuam a ser PESSOAS.  Enxergam, em seus olhos, o outro. Oferecem – sem o menor constrangimento – um abraço sincero. Uma ajuda inesperada. Um elogio. Um silêncio na hora certa.
Isso, para mim, não é frescura. É apenas a boa e velha educação pedindo passagem... Implorando para não ser esquecida, dentro do carro, na hora do rush.
Claro que não é preciso dizer “obrigada!” a cada minuto. Mas antes uma palavra doce do que deixar nosso lado brucutu (acredite, todo mundo tem um!) falar mais alto e acabar com a CORDIALIDADE que ainda nos resta.
Você acha esse papo ultrapassado? Chegou, então, a hora de me desculpar. DE NOVO.
Sei que pode parecer ingenuidade minha, mas eu continuo com fé no ser humano. (E em mim). Acho que a pessoa que desenvolve sua sensibilidade para perceber o outro (seja no trabalho, em casa, na rua ou na fazenda), só tem a ganhar. Uma promoção. Um trabalho melhor. Um amigo de verdade. Um dia mais feliz. Ou apenas um sorriso que – a meu entender – já vale o esforço.
Por isso, venho escrever esse texto para tirar meu nó da garganta e alertar aos que ainda sabem ouvir: o mundo precisa de mais gentileza. E menos – muito menos! – cara amarrada.


(Fernanda Mello)


E hoje, para inaugurar minha parceria com a Nutricêutica, eu apresento o FERNANDICAS! Toda terça e sexta-feira, estarei aqui no blog dando dicas de coisas bacanas (para o corpo e alma). Vamos lá?


- Para a alma: 

Indico o livro “A arte de ser leve” da jornalista mineira Leila Ferreira. No livro, ela escreve: “Quando a gentileza passa a ser o caminho natural, as coisas fluem”. Precisa dizer mais?

- Para o corpo (ou nesse caso, o rosto):


Li na revista Bons Fluídos como fazer uma máscara descongestionante. Como ganhei o chá verde da Nutricêutica (e adoro receitinhas naturais), resolvi experimentar. Primeiro, é só juntar 2 colheres (sopa) de aveia, 1 colher média de mel e 1 xícara de chá verde bem concentrado (coloquei 2 saquinhos). Depois, mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Aplique em todo o rosto, inclusive ao redor dos olhos, e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, retire com uma espátula (ou um desses palitos de picolé), raspando suavemente a pele. Lave o rosto com água corrente. Finalize aplicando, em todo o rosto, um algodão embebido no chá verde morno – ele é desintoxicante e funciona como um ótimo tônico. Delícia!

- Para ouvir alto:

Novo CD do Lô Borges “Horizonte Vertical”, que conta com as participações de Samuel Rosa, Milton Nascimento, Fernanda Takai. Minhas preferidas: as faixas “On Venus” e “Horizonte Vertical” (que dá nome ao disco). Para assistir ao teaser no youtube, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=DE3fCGXUuiA. Lindo!

- Para anotar no caderninho:

“É impolido dar-se ares de importância. É ridículo levar-se a sério. Não ter humor é não ter humildade, é não ter lucidez, é não ter leveza, é ser demasiado cheio de si, é estar demasiado enganado acerca de si. (André Comte-Sponville, filósofo francês).

7 Fala, coração!:

Daiana disse...

Texto PERFEITO !

Beijinhos
Daia
http://realizandoumsonhoembh.blogspot.com

Paulinha disse...

Adorei as dicas Fê, e principalmente o fernandicas! Arrasou demais!
Gentileza é algo que o mundo realmente está precisando... uma vez zoaram um famoso apresentador por ele dizer que "hoje em dia nem quando você espirra mais as pessoas falam saúde", pode parecer engraçado mas é a pura verdade! Um simples "bom dia" pode dizer muito sobre quem a pessoa é. Eu procuro sempre fazer a minha parte, por mais que as pessoas não me respondem, eu dou bom dia para o trocador do onibus, para o gari, pra faxineira da academia, para o porteiro do prédio, para as pessoas que trabalham comigo, enfim... Se cada um fizesse sua parte, como aprendemos com os pais desde pequenos (quando eles diziam "por? por? e você respondia "favor"), conviver na sociedade ia ser muito melhor!
Beijos e sucesso sempre!

Lívia Lisandro disse...

amei as dicas!!

Fernanda disse...

Fê, como sempre, arrasou. Mas dessa vez, mais do q nunca (e vc sabe o motivo), me fez chorar mais ainda. De agradecimento às pessoas q fazem parte da minha vida e por vc ser parte dela.
Acho que aqui em Curitiba, apesar da nossa fama de antipáticos e fechados, ainda tem muita gente educada e praticando a gentileza, vc já pôde presenciar, inclusive.
Obrigada por tudo, pelo texto, a torcida e as orações, mas principalmente por vc ser a pessoa linda q é, por dentro e por fora, e por ser essa pessoa encantada e encantadora q me dá a honra de poder chamar de amiga! Te amo sem tamanho!
Beijo!

Anônimo disse...

Arrasou Fê!
Parabéns pelo blog FERNANDICAS...
Adorei a frase, ou melhor, a citação do filósofo francês!
Bjs
Fê nOvak

Anônimo disse...

"É impolido dar-se ares de importância" por tanto faça o favor de facilitar a divulgação dos seus textos e retire a proteção contra seleção e cópia. kkkk

Gui Mello disse...

Mais uma vez,Parabéns!!!!Adorei o texto e o Fernandicas.(já experimentei o chá verde e gostei)bjss

 

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Dia 03 de dezembro tem Gabi Mello!

Anuncie aqui!